Como obter o visto para o Vietnã em 2024
- Matheus Goulart
- 6 de nov. de 2024
- 7 min de leitura
O Vietnã é um país repleto de paisagens magníficas, gastronomia deliciosa e cultura riquíssima, e cada vez mais tem se tornado uma escolha interessante para viajantes e nômades digitais. Mas antes de embarcar nessa aventura, é necessário obter um visto para entrar no país, seja você brasileiro ou português, turista ou viajante de negócios. Neste guia vamos explicar o passo a passo para fazer o visto para o Vietnã!
Requisitos para tirar o visto:
Antes de solicitar, você precisa atender aos seguintes requisitos:
Não ser um nacional vietnamita;
Possuir um passaporte com validade mínima de 6 meses;
Não se enquadrar nos casos de suspensão de entrada previstos no Artigo 21 da Lei sobre a entrada, saída, trânsito e residência de estrangeiros no Vietnã;
Tirar uma foto recente no modelo de passaporte;
Possuir um cartão de crédito ou débito para pagamento do e-visa ($25 ou $50, a depender se é um visto de entrada única ou múltiplas entradas).
Quando tirar o visto?
A primeira informação que precisa se ter em mente é que o visto tem um tempo para ser processado (3 dias úteis) e, caso haja alguma informação inconsistente na solicitação, ele pode ser recusado. Ou seja, o melhor momento para solicitar o visto é assim que for decidido fazer a viagem, antes da compra das passagens e hospedagem; já o melhor momento para planejar a viagem em si, é após a aprovação do visto.
Como faço para tirar o visto?
Com a decisão de fazer a viagem tomada, vamos para o visto propriamente dito. O processo para a emissão do documento é realizado inteiramente pela internet, por meio do site oficial do governo vietnamita. Você pode acessar clicando aqui!

Nesse site, clique em “FOR FOREIGNERS” (para estrangeiros), que será aberta a seguinte página:

Essa página contém informações sobre como funciona o processo e os custos relacionados ao visto. Pode apenas checar na caixinha de confirmação e clicar em NEXT, para então começar o preenchimento do formulário.
Respondendo ao formulário de solicitação de visto
Esta é a etapa mais importante, então preencha com bastante atenção a todos os campos do formulário.

Nessa primeira página você precisa carregar uma foto no modelo passaporte, que você deve tirar com um fundo branco e sem sorrir; e também a foto da página que contém os dados do seu passaporte.
E então inicia-se o processo de preenchimento dos dados: Sobrenome, nome, data de nascimento, local de nascimento (apenas o país), sexo, nacionalidade, religião e e-mail.
No campo “ID Card Number” pode deixar zerado, não é necessário. Em relação às três perguntas de sim e não, são elas:
Você já usou algum outro passaporte para entrar no Vietnã?
Você tem múltiplas nacionalidades?
Você violou alguma lei vietnamita?
Responda a essas perguntas com sinceridade. Se alguma dessas perguntas for marcada com “Sim”, você deve preencher os dados requisitados (número dos outros passaportes que utilizou para entrar no país, qual(is) a(s) sua(s) outra(s) nacionalidade(s), ou quais foram as regras violadas.

Continuando com o preenchimento do formulário, é necessário selecionar se o visto será de entrada única (USD 25) ou múltipla (USD 50).
Lembrando que o visto terá validade de até 90 dias - ou a data que você selecionar neste formulário - em ambos os casos e, caso você selecione o visto de entrada única e saia do país antes desse período, precisará aplicar mais uma vez para o visto caso queira retornar ao país.
O segundo campo na imagem é muito importante: a data. O visto será válido a partir da data que você selecionar em “Grant Evisa valid from” até a data selecionada em “To”. Se você colocou dia 22/09/2024 e chegar no dia 21/09/2024, você não vai conseguir entrar no país, por outro lado, você pode colocar um dia e chegar depois do previsto, ou então colocar uma data de saída e acabar saindo antes.
Quando fizemos o nosso visto, optamos por colocar exatamente 90 dias entre a data de entrada e a data de saída, apesar de que estivéssemos planejando uma viagem menor - até porque na época ainda não tínhamos muita certeza do tempo que efetivamente ficaríamos no Vietnã. À princípio ficamos nervosos achando que poderiam negar nosso visto por ser muito tempo, mas afinal de contas a regra é de que podemos ficar no país pelos 90 dias, então ambos os vistos foram aprovados e não tivemos problema com isso.
Preenchemos todos os outros campos dessa tela, apesar de que nem todos fossem obrigatórios. Por não serem campos obrigatórios, não é necessário ser preenchido e não necessariamente o visto será recusado por isso, entretanto, como estávamos colocando uma quantidade considerável de dias, optamos por preencher.

Essa terceira tela foi a que mais nos deixou em dúvida, mas vamos lá! O motivo da entrada que inserimos foi turismo, apesar de sermos nômades digitais, geralmente entramos com o visto de turista nos lugares, afinal de contas, é outra burocracia para aplicar para vistos de nômades.
Isso é, inclusive, um ponto muito importante na imigração: você sempre deve responder aquilo que é perguntado, não precisa e nem deve enfeitar nada. O motivo de você estar viajando é turismo, não mencione nomadismo digital ou algo do tipo a não ser que seja questionado sobre.
Mas voltando ao formulário, como não estávamos viajando com nenhuma agência, deixamos em branco essa etapa. Caso você tenha alguma agência assessorando, pode preencher os dados caso ache interessante, mas é um campo opcional.
Os campos “Quantidade de dias pretendidos de estadia” e “Data pretendida de entrada” inserimos exatamente como previsto na tela anterior. No nosso caso, colocamos 90 dias, e a data de entrada igual a validade selecionada do visto.
E agora mais uma etapa bastante importante: O checkpoint de entrada e saída. Você apenas poderá entrar e sair pelos locais selecionados, então escolha esses locais com sabedoria. Há relatos de pessoas que foram deportadas pelo checkpoint de entrada estar diferente do visto e também tiveram problemas ao sair por locais distintos dos indicados, então tenha um planejamento prévio sobre o seu itinerário!
Sobre o local residencial temporário que você deve ficar no Vietnã, é um campo obrigatório, mas como não tínhamos certeza de onde ficaríamos, pegamos um hotel no booking e usamos esse endereço para preencher o campo. Não tivemos problema na imigração em relação a estar efetivamente em uma acomodação diferente da descrita na aplicação do visto.
Em relação aos outros campos, responda com sinceridade se está viajando com algum menor de 14 anos, se esteve no Vietnã nos últimos 12 meses e se possui algum parente no país.
Importante: Caso você esteja viajando com um menor de 14 anos, precisará solicitar o visto dele também, não basta estar apenas declarado no seu visto.
A última etapa, sobre custos e seguro, é uma etapa opcional. Mais uma vez optamos por preencher por via das dúvidas, mas não é uma necessidade. Apenas deixamos em branco o valor pretendido de gastar durante a viagem, porque realmente não tínhamos essa informação no momento da aplicação.
Após essa primeira etapa, a segunda é apenas uma confirmação dos dados preenchidos. Releia tudo que preencheu e, estando ok, é só ir para a terceira etapa: o pagamento. Essa etapa também é bastante intuitiva, e você pode usar o seu cartão de crédito, débito ou um cartão multimoeda.
Feito o pagamento e enviado o formulário, você deve receber dois e-mails: um de confirmação da solicitação de visto, e outro de confirmação de pagamento, conforme imagens abaixo:


Atenção: caso o pagamento seja recusado ou por algum motivo você não o conseguiu completar, pode tentar fazer um novo pagamento por meio da busca (vide a próxima seção “Como checar se meu visto foi aprovado?”). À época que fizemos, ele estava com problema na plataforma, e como houve um problema com o nosso meio de pagamento, tivemos que abrir uma nova solicitação de visto, de acordo com as instruções dadas pelo próprio site. Ocorreu tudo bem afinal de contas!
Como checar se meu visto foi aprovado?
É enviado um e-mail automático quando sai o resultado do visto, mas sem dizer se o visto foi aprovado ou não:

Entrando no site de busca (https://evisa.xuatnhapcanh.gov.vn/tra-cuu-thi-thuc), preencha os dados necessários (código de registo, e-mail, data de nascimento e o captcha) e clique em SEARCH, deve aparecer a seguinte página:

Agora é só clicar em “PRINT VISA”, e ele deve sair da seguinte forma:

Agora é só baixar o visto, imprimir e então já pode começar com o planejamento efetivo da viagem!!
Informações importantes
O visto será válido para a data que você indicar no formulário, em um máximo de 90 dias;
Toda vez que você for para o país, precisará solicitar um novo visto - a não ser que seja dentro da validade do visto, com um visto de múltiplas entradas;
E tome muita atenção ao selecionar os locais de entrada e saída do país, você só poderá utilizá-los para entrar e sair do país, há relatos de pessoas que tiveram problemas com isso no passado.
Chegada no vietnã
Os requisitos para a entrada no país são:
Visto aprovado e impresso (uma via);
Passaporte com validade mínima de seis meses;
Comprovante de vacinação de febre amarela.
Com esses três documentos em mãos, é só ir para a fila de imigração e receber o seu carimbo!
Atenção: como sempre, recomendamos ter também os seguintes documentos:
Comprovante de hospedagem;
Comprovante de passagem aérea de saída;
Comprovante financeiro (extrato bancário ou cartão de crédito).
Apesar de estarmos munidos de toda a documentação, o oficial da imigração apenas nos solicitou o passaporte, e nem mesmo olhou o visto - possivelmente eles têm todas as informações eletronicamente. Foi super rápido e tranquilo, não nos fizeram nenhuma pergunta; apenas foi coletada a biometria e tivemos o passaporte carimbado.

Em suma, a aplicação e a chegada no Vientam é bem tranquila! Depois de dar tudo é só aproveitar sua viagem pelo país e curtir o que tem de mais precioso nesse lugar lindo e cheio de peculiaridades que é o Vietnam. Acompanhe a gente nas redes sociais e o nosso encontro é pelo mundo!
Uauu!! Amei as informações muito obrigada ♥️